quarta-feira, 22 de junho de 2016

    Disque 180 combate a violência contra a mulher                                                                            

    A capa do Jornal NH de hoje (foto) traz dados sobre a violência contra a mulher. Em 2013, fui autor de uma lei (Lei Municipal nº 2.547/2013) que torna obrigatória a divulgação do serviço de Disque Denúncia Nacional de Violência Contra a Mulher, o Disque 180, em diversos estabelecimentos de Novo Hamburgo. Sou contra qualquer tipo de violência contra a mulher, faça sua parte e DENUNCIE! ‪#‎disque180‬




quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Raul Cassel reapresenta projeto sobre padronização das placas de logradouro

Na sessão de ontem, o vereador Raul Cassel (PMDB) reapresentou o Projeto de Lei que dispõe sobre a padronização das placas de logradouro em Novo Hamburgo. Conforme o texto do projeto, as casas e prédios, residenciais e comerciais, deverão ter afixado o numero de logradouro no limite da propriedade e com iluminação durante a noite. O projeto foi construído em conjunto com representantes do SindGastrHô, junto às reivindicações de motoristas de ambulância, policiais, taxistas e motoboys, com o intuito de facilitar e tornar mais rápido os atendimentos de emergência da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Samu, além de tornar mais seguro os serviços de tele-entrega.

Créditos de imagem: Maíra Kiefer/CMNH
Cassel foi questionado sobre o motivo pelo qual reapresentava o projeto um ano após o veto do prefeito Luis Lauermann (PT). Em suas palavras, respondeu: “Tendo em vista o veto do executivo apresentado em 2015 para o presente projeto, e o mesmo sendo de extrema relevância para sanar problemas de segurança e para facilitar o atendimento de emergência à população hamburguense, adequamos o projeto nos pequenos apontamentos formais feitos pelo executivo, e protocolamos o mesmo nessa data, onde não mais se verifica nenhum tipo de irregularidade”.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Manobra do executivo garante destinação de verbas para a realização do carnaval

Na primeira sessão ordinária de 2016, o vereador Raul Cassel (PMDB) votou à favor do Projeto de Lei n°02/2016, que autoriza o repasse de verbas para a realização dos desfiles de carnaval e destina verbas para o funcionamento da Fundação Scheffel e da Associação dos Carreteiros de Lomba Grande. Esse projeto foi trazido pelo poder executivo à Camara dos Vereadores em regime de urgência, pois o Carnaval de Novo Hamburgo será realizado no próximo dia 20. 
 
Créditos de imagem: Daniele Souza/Câmara dos Vereadores de NH
 
Cassel considera que o carnaval é uma expressão importante da cultura brasileira. Muito embora, não concorda com a maneira que estão sendo destinados os recursos para a realização do evento, pois trata-se de uma quantia expressiva de dinheiro que será utilizada em apenas um dia de desfile. Desta forma, em nada acrescentará à cultura permanente do carnaval, tampouco à cidade de Novo Hamburgo.


Após a sessão, Cassel manifestou-se sobre os motivos pelos quais votou favoravelmente ao projeto. “Me vi na obrigação de aprovar o presente projeto, pois junto com a verba para o carnaval, estavam sendo destinados os recursos para manter em funcionamento outras duas importantes entidades hamburguenses: a Fundação Ernerto Frederico Scheffel e a Associação dos Carreteiros de Lomba Grande. Mais uma vez verifica-se manobra do executivo. Para conseguir a aprovação do projeto do carnaval, incluiu outras entidades no mesmo projeto. Em resumo: ou você, na condição de vereador, veta a destinação de recursos para todas as entidades, prejudicando o trabalho de todos, ou garante que as demais entidades possam trabalhar ao longo do ano. Diante isso, não houve outra alternativa.”

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Aprovado projeto que altera Lei de Saneamento Ambiental de Novo Hamburgo

Com a finalidade de evitar a contaminação do solo por substâncias tóxicas como o mercúrio e vapor, foi aprovado o Projeto de Lei n°64/2015, de autoria do vereador Raul Cassel (PMDB). De acordo com o texto apresentado por Cassel (foto), serão adicionados 12 incisos ao artigo 17 da Lei Municipal n°2663, que dispõe sobre o saneamento ambiental de Novo Hamburgo.
Créditos de imagem: Maíra Kiefer/CMNH

Com a nova medida, os estabelecimentos que realizem o comércio de lâmpadas no município de Novo Hamburgo ficam obrigados a criar pontos de coleta em locais visíveis para o recebimento de lâmpadas usadas. As lâmpadas recebidas deverão ser armazenadas de forma segura, obedecendo as normas ambientais e de saúde pública, seguindo as recomendações dos fabricantes até o repasse para reciclagem ou descarte devido.

Após ser aprovada no legislativo, a lei foi encaminhada ao gabinete do prefeito e aguarda ser sancionada. A lei entrará em vigor 180 dias após a publicação pela prefeitura, para que os estabelecimentos tenham tempo suficiente para adequação aos novos requisitos.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Homenagem à professora Rosane Froza pelos 25 anos de trabalho

Em homenagem aos 25 anos de trabalho da professora Rosane Froza pela EMEF Ver. João Brizolla, o vereador Raul Cassel falou em nome da bancada do PMDB. Em sua fala, Cassel disse que a homenagem prestada pela Câmara dos Vereadores é o "reconhecimento por uma funcionária publica que cumpriu sua missão ao longo de uma carreira, encerrada com respeito e admiração". Cassel também comentou sobre as dificuldades da carreira de professor, que é uma profissão cada vez mais desvalorizada em nosso país, apesar de ser o profissional responsável por fornecer a base educacional de todos os brasileiros.

Crianças da EMEF Ver. João Brizolla lotam o plenário da Câmara dos Vereadores.
(Créditos de imagem: Luiz Guilherme Faleiro)